PUNTIN ACEITA IDEIA DE MERKEL PARA CRIAR GRUPO DE DIÁLOGO

ucraneaO presidente russo aceitou uma proposta da chanceler alemã, Angela Merkel para criar um grupo de contacto que inicie um diálogo político sobre a Ucrânia.
A confirmação dada pelo governo alemã, resulta dum telefonema de Angela Merkel para Vladimir Putin, no qual o presidente russo terá aceire a proposta da chanceler de estabelecer imediatamente uma missão de inquérito e um grupo de contacto, eventualmente sob a direção da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa para dar início a um diálogo político.
Nessa conversa telefónica, a chanceler alemã terá acusado o presidente russo de ter violado o direito internacional com a intervenção russa, inaceitável, na Crimeia, por violar o Memorando de Budapeste de 1994, no qual a Rússia se tinha comprometido a respeitar a independência e a soberania da Ucrânia, nas fronteiras existentes, tal como do tratado sobre a frota russa do Mar Negro de 1997, pedindo respeito pela integridade territorial da Ucrânia.
A NATO também já pediu à Rússia e a Ucrânia para procurarem uma solução pacífica para a crise através do diálogo e do destacamento de observadores internacionais, a ser feito sob os auspícios do Conselho de Segurança das Nações Unidas ou da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa.
Do lado dos EUA, John Kerry condenou o incrível ato de agressão da Rússia na Ucrânia, ameaçando com sérias consequências ao nível de sanções, adiantando, o secretário de norte-americano que os Estados Unidos e outros países castigarão a Rússia, que ficará isolada economicamente. O lugar no G8 está em risco.
Também os ministros dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido e da França anunciaram terem decidido suspender a sua participação nas reuniões preparatórias da cimeira do Grupo dos oito.