PROVÍNCIAS DO ONTÁRIO, QUÉBEC E ALBERTA ASSINAM ACORDOS DE SAÚDE COM GOVERNO FEDERAL

(Justin Tang/Canadian Press)
(Justin Tang/Canadian Press)
(Justin Tang/Canadian Press)
(Justin Tang/Canadian Press)

O governo federal concluiu acordos com as províncias do Ontário, Québec e Alberta relativamente ao financiamento dos cuidados de saúde.

A ministra da Saúde Jane Philpott fez o anúncio durante o período de perguntas de sexta-feira, mas detalhes dos acordos de financiamento não foram imediatamente disponibilizados.

O mais recente entendimento deixa Manitoba como a única província sem um acordo. Essa província disse que quer mais dinheiro para lidar com as questões de saúde indígenas e diabetes antes de assinar.

Os acordos de sexta-feira incluem:
• 4,2 mil milhões de dólares para o Ontário nos próximos 10 anos: 2,3 mil milhões de dólares para cuidados domiciliários e 1,9 mil milhões de dólares para iniciativas de saúde mental.
• 1,3 mil milhões de dólares para Alberta ao longo de 10 anos: 703,2 milhões de dólares para cuidados domiciliários, incluindo dinheiro para infraestrutura de cuidados domiciliários e 586 milhões de dólares para iniciativas de saúde mental.
• 2,5 mil milhões de dólares ao longo de 10 anos para o Québec, que manterá a sua competência sobre como esses fundos são usados, alargando um princípio que a província e o governo federal concordaram em 2004.

O governo também anunciou 6 milhões de dólares em fundos de emergência para Alberta para ajudar a lidar com a crise de opiáceos na região. Esse montante, soma-se a uma iniciativa nacional de 65 milhões de dólares (em cinco anos) anunciada no final do ano passado.

Fonte: CBC News