PROVÍNCIA VAI ALARGAR O ACESSO À NALOXONA PARA AJUDAR A COMBATER OVERDOSES POR OPIÓIDES

medicinaO Ontário irá expandir o uso da droga Suboxone como uma alternativa à metadona para tratar pessoas viciadas em opiáceos, como parte de uma nova estratégia provincial para combater um número crescente de overdoses e mortes.
Há uma estimativa de 50.000 viciados atualmente a receber tratamento com metadona, no Ontário, que registou 700 mortes por overdoses de opiáceos em 2014. O consumo de opiáceos tornou-se a terceira principal causa de morte acidental no Ontário, à frente dos acidentes de carro, disse o ministro da Saúde Eric Hoskins.
Ele classifica a situação de “crise de saúde pública”, e diz que os médicos de família e, eventualmente, os profissionais de enfermagem, poderão prescrever Suboxone em vez de remeter os viciados para clínicas de metadona.
O especialista em dependência, Meldon Kahan, disse que ver os toxicodependentes tratados por médicos de família, em vez de por uma clínica vai garantir que eles obtêm o cuidado adequado para todos os seus problemas.
Hoskins também anunciou que o Ontário vai tornar o medicamento antídoto naloxona disponível gratuitamente para tratar overdoses, e vai dar kits Naloxone para os presos “em risco” à medida que eles são libertados das prisões provinciais.
O Ontário também nomeou o diretor médico da saúde, Dr. David Williams, como o seu primeiro “coordenador de overdose provincial”, e anunciou um novo sistema de monitorização de narcóticos para deixar os médicos saber o quanto um paciente já foi receitado.
Williams lembra que os vícios por opióides são mais comuns do que a maioria das pessoas pensa.
O Ontário também irá criar um novo sistema de vigilância e relatório para monitorizar overdoses por opiáceos, e uma expansão em toda a província do programa “patch-for-patch” para prescrições de fentanil.
Também irá gastar 17 milhões de dólares por ano para expandir e operar 17 clínicas de dor crónica em toda a província e proporcionar mais formação em dor crónica para os médicos.
Entretanto, já no próximo mês, Hoskins e a ministra da Saúde Federal Jane Philpott vão ser os coanfitriões de uma cimeira de dois dias em Otava, centrada na questão dos vícios por opióides.
Cerca de metade das pessoas que passaram por uma grande cirurgia saem do hospital com uma prescrição de opióides, o que Hoskins adverte pode levar à dependência, mas muitas das overdoses fatais envolvem versões de rua ilegais de opióides como o fentanil.
Fonte: Canadian Press