PROVÍNCIA PROÍBE TAXAS PARA LISTAS DE ESPERA EM INFANTÁRIOS LICENCIADOS

DaycareOs operadores de infantários no Ontário vão deixar de ter autorização para cobrar uma taxa aos pais, ou exigir um depósito, para colocar uma criança na lista de espera, a partir de 01 de setembro.
A ministra da Educação Mitzie Hunter anunciou na terça-feira a proibição oficial de taxas para a lista de espera em todos os centros de cuidados infantis licenciados e agências de cuidados infantis ao domicílio.
Hunter disse que o governo claramente escutou as objeções dos pais aos encargos durante as consultas públicas que foram realizadas entre maio e julho.
Os pais eram cobrados num mínimo-máximo de 10-200 dólares por alguns operadores de infantários para colocar o nome da criança na lista de espera, e algumas famílias fizeram o pedido em centros na esperança de conseguir uma vaga.
O Ontário vai assim tornar-se a primeira província do Canadá a proibir as taxas de lista de espera para cuidar das crianças, sublinhou Hunter.
O YMCA, o maior provedor de cuidados infantis sem fins lucrativos, no Ontário, congratulou-se com a proibição de taxas de lista de espera.
Também a Childcare Canadá disse que era “extremamente favorável” à decisão do Ontário para proibir taxas de lista de espera.
Como parte das mudanças anunciadas por Hunter, os prestadores de cuidados infantis têm até 01 de janeiro para desenvolver uma política de lista de espera pública que explique claramente como é disponibilizada a admissão a crianças na lista.
O Ontário gasta mais de mil milhões de dólares por ano em cuidados infantis, e tem cerca de 351 mil espaços de cuidados infantis licenciados.
Fonte: Canadian Press