PROVÍNCIA PROCURA ALARGAR FINANCIAMENTO DIRETO PARA TERAPIA DE AUTISMO

O ministro do Ontário responsável pela pasta do autismo quer ver o próximo programa da província oferecer serviços financiados pelo governo ou financiamento direto para as famílias pagarem pela terapia.

O programa de Autismo do Ontário está previsto para começar em junho deste ano, com o ministro de Serviços para Crianças e Jovens, Michael Coteau, a afirmar que a equipa de implementação está a trabalhar para incluir um modelo de financiamento direto.

Quando o governo Liberal anunciou inicialmente o novo programa, indicou que pararia de financiar a terapia de Intervenção Comportamental Intensiva para crianças com mais de quatro anos e daria às famílias dessas crianças removidas da lista de espera IBI, uma verba de 8000 dólares para pagar a terapia privada durante a transição.

Mas as famílias argumentaram que isso só pagaria por alguns meses de terapia, pelo que mais tarde o governo disse que as famílias receberiam pagamentos sucessivos de 10 000 dólares por terapia privada até que o novo programa esteja em funcionamento.

Coteau refere agora que o financiamento continuará para além de junho, até que as crianças tenham um lugar no novo programa de autismo, mas ele sublinhou que o modelo é um que ele gostaria de ver continuar.

Ele indica que alguns pais lhe dizem que preferem recorrer a escritórios regionais para ter acesso ao programa do governo, enquanto que outros preferiam o financiamento direto para escolher a terapia dos seus filhos.

Fonte: Canadian Press