

As receitas fiscais baixaram em mais de metade de mil milhões, mas o governo Liberal do Ontário continua confiante que pode eliminar um défice de $12,5 mil milhões em três anos, como prometido, avançou a Canadian Press na segunda-feira.
O ministro das Finanças Charles Sousa diz que o governo vai tomar medidas enérgicas contra os cigarros ilegais, a economia subterrânea e os que fogem aos impostos corporativos, para ajudar a certificar-se que equilibra as contas no tempo previsto.
Na declaração económica de outono, Sousa salienta que os esforços da província para, como ele chama, “fortalecer a integridade da receita”, trouxe um valor extra de $380 milhões em 2013-14, e poderá gerar $700 milhões adicionais, ao longo dos próximos quatro anos.
Ele aponta que as receitas deste ano estão $509 milhões abaixo, em relação ao previsto no orçamento, enquanto que o défice está projetado chegar aos $8.9 mil milhões no próximo ano, caindo para $5,3 mil milhões em 2016-17, e será eliminado em 2017-18.
Sousa também anunciou que o Ontário vai atacar o contrabando de tabaco, que responde por até 40 por cento dos cigarros vendidos na província, penalizando as receitas fiscais do governo.
Para além disso, o ministro anunciou um plano para reduzir as operações de “cash-only”, para ajudar a proteger os consumidores, bem como cobrar os impostos apropriados, e afirmou que todas as empresas candidatas a contratos com o governo do Ontário devem ter os seus impostos pagos até à data.
O orçamento provincial não foi aprovado até julho, então Sousa não anunciou novas medidas fiscais ou outras mudanças importantes na atualização económica de outono.