

O Ontário e a Metrolinx vão desistir da linha LRT James Street North e substitui-la por uma linha de autocarro de transporte rápido (BRT) de 16 km que liga a beira-lago ao aeroporto.
O ministro dos Transportes, Steven Del Duca, o diretor de capitais da Metrolinx, John Jensen, e o presidente Fred Eisenberger, fizeram o anúncio na quinta-feira no Hamilton GO Centre na Hunter Street.
A rota da linha de BRT apresentada no anúncio parece seguir a James Street, subir a escarpa através do acesso ocidental (West 5th), e seguir a Fennel Avenue de volta para a Upper James Street, no seu caminho da beira-lago de Hamilton para o aeroporto internacional John C. Munro de Hamilton. Essa rota permite ligações com a Mohawk College, St. Joseph’s Healthcare e a estação West Harbour GO.
O sistema BRT poderá ser uma mistura de vias de circulação dedicadas e autocarros a compartilhar o tráfego com outros veículos, disse Del Duca. Mas ainda está a ser projetado.
A linha substitui um plano anterior para executar uma linha de extensão do LRT ao longo da James St. North, por dois quilómetros, desde a beira-lago para a King Street East, onde fará a ligação à linha B do LRT, desde a Universidade McMaster para o círculo de tráfego Queenston.
Pelo menos parte da linha A será financiada dentro dos mil milhões de dólares já alocados para o LRT, afirmou Del Duca.
Eisenberger espera que isso não custe nada à cidade, já que a linha do LRT provavelmente seria mais cara do que a BRT.
A Metrolinx e o Ministério dos Transportes elaboraram este novo plano “com base em análises e comentários recebidos por meio de consultas públicas no outono”, disse a província.
Segundo Del Duca, a província está também a emitir o pedido de qualificações (RFQ) para alguém projetar, construir e operar o sistema LRT de Hamilton. Del Duca também disse que o Ontário vai reforçar a quota-parte destinada a Hamilton do imposto sobre os combustíveis provincial, cuja maior parte deverá ser canalizada para o transporte público.
Vijay Bathija, presidente e CEO do aeroporto, disse num e-mail que está satisfeito com o anúncio. Segundo ele, mais de 1100 pessoas trabalham dentro e ao redor do aeroporto. E a nova linha irá fazer a ligação do aeroporto ao resto da área metropolitana de Toronto e Hamilton (GTHA).
Del Duca também fez um anúncio em Brantford na manhã de quinta-feira.
Ele disse que Brantford receberá mais 1,2 milhões de dólares, através do programa de imposto sobre os combustíveis (2016-17), bem como 1,5 milhões de dólares em 2019-20, 1,8 milhões de dólares em 2020-21 e 2,4 milhões de dólares em 2021-22.
A cidade pode usar esse dinheiro para modernização da infraestrutura, mais autocarros, mais rotas de autocarro, mais serviço de autocarros e melhor acessibilidade.
Fonte: CBC News