PROVÍNCIA: APENAS 60 SUPERMERCADOS AUTORIZADOS A VENDER CERVEJA EM DEZEMBRO

beer storesO governo Liberal do Ontário espera ter as caixas de cerveja (de 6) para venda em, pelo menos, 60 supermercados no Natal, e em 450 supermercados dentro de três anos.
Um acordo de 10 anos entre o governo e cervejeiras de propriedade estrangeira, que detêm 447 lojas Beer Store, irá manter os mesmos preços, onde quer que a cerveja é vendida.
Na quarta-feira, a província delineou o plano oficial para permitir a venda de cerveja nos supermercados do Ontário – em particular, quando, onde e como alguém poderá comprá-la.
Caixas de seis serão vendidas em 450 supermercados – de pequena e grande dimensão – em toda a província, mas não em lojas de conveniência.
Até 60 supermercados poderão vender cerveja em dezembro, disse Wynne, com 150 em maio de 2017 e eventualmente chegando a 450 lojas até 2018. Os 60 locais serão anunciados em dezembro.
“Até dezembro, os primeiros 60 supermercados irão receber as suas autorizações para vender cerveja no Ontário”, adiantou Wynne, durante uma conferência de imprensa no Mill St. brewpub de Toronto.
O primeiro lote de certificados será limitado a 25 supermercados na área da Grande Toronto, 16 na parte oeste do Ontário, 13 no leste e seis no norte, que é dividido entre os grandes, médios e pequenos operadores. Há 1.500 supermercados na província.
O número de grandes supermercados que podem vender cerveja na GTA é 18.
Quando a medida estiver plenamente implementada, 10 a 15 por cento das vendas de cerveja na província será através de supermercados, referiu Wynne.
Supermercados em busca de elegibilidade para vender cerveja devem atender aos seguintes requisitos:
A localização vende uma linha completa de produtos alimentares,
Um mínimo de 10.000 pés quadrados de espaço de retalho é ocupado por produtos alimentares,
A localização não é considerada primariamente uma farmácia.
Os estabelecimentos que estão interessados em ser autorizados a vender cerveja têm que apresentar propostas confidenciais à LCBO até 6 de novembro, incluindo a sua taxa de margem esperada das vendas de cerveja, que a província tem indexada em 3-9,99 por cento.
Logo que a proposta seja aprovada, o supermercado vai concordar com um acordo de venda por atacado com o LCBO, ou seja, o LCBO será o “único fornecedor de cerveja” para a loja.
Os supermercados serão obrigados a dedicar 20 por cento do seu espaço de prateleira para cerveja para produtos de pequenos fabricantes de cerveja do Ontário.
Outra mudança permitirá que 9.000 bares e restaurantes de menor dimensão possam comprar cerveja a preços de retalho em vez de pagar “premium rates”.
Em abril, a província anunciou as primeiras mudanças às suas leis de bebidas alcoólicas, desde que revogou a proibição em 1927, incluindo um novo imposto sobre a cerveja e permitindo que esta seja vendida em centenas de supermercados.
Na época, a primeira-ministra deixou claro que havia grandes mudanças a chegar aos 448 pontos de venda operados pela Beer Store de propriedade estrangeira, que controla 80 por cento das vendas de cerveja na província.
O novo imposto de cerveja – 1 dólar numa caixa de 24 – será faseado ao longo de quatro anos, a partir de 1 de novembro, a 25 cêntimos a caixa. É esperado que a mudança resulte num montante arrecadado anualmente de 100 milhões de dólares até 2019.
O acordo revisto do governo com a loja de cerveja inclui um compromisso assumido pelos grandes fabricantes de cerveja para limitar os preços nas suas marcas mais populares, que representam cerca de 50 por cento do mercado, até maio de 2017.
Fonte: Citynews