PROTESTO EM MONTREAL CONTRA LEI QUE PROÍBE USO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Foto: Brandon Sun
Foto: Brandon Sun

Milhares de pessoas reuniram-se ontem em Montreal para protestar contra a legislação que, caso seja aprovada, vai proibir o uso de símbolos religiosos no trabalho. Esta lei aplica-se a funcionários do setor público considerados em posições de autoridade, incluindo professores, juízes e policias.

O evento foi o maior de uma série de protestos que foram realizados para denunciar a legislação, conhecida como Bill 21. A multidão contou com representantes de muitos dos grupos culturais incluindo as comunidades muçulmana, sikh, judia e chinesa.

O evento foi organizado por Adil Charkaoui, um polémico educador islâmico que já foi acusado por Ottawa de ter laços terroristas. Adil convocou os habitantes do Quebec a rejeitar o projeto que, segundo ele, pretende dizer às mulheres muçulmanas como se vestir e onde trabalhar.

O governo provincial por sua vez, argumenta que a lei é razoável e está de acordo com os valores dos cidadãos e o Premier François Legault disse que não viola a liberdade religiosa.

O governo também destacou que pode vir a ser incluída uma cláusula que isenta os atuais funcionários de aderirem a essas restrições.