

Novas opções para a modernização da porção leste da Gardiner Expressway de Toronto poderão quase duplicar o custo do projeto, se aprovado.
Foram reveladas três opções num novo relatório da equipa municipal, que serão submetidas à Comissão das Obras Públicas e Infraestrutura na próxima semana.
A mais cara das três opções poderá adicionar um custo de 230 milhões de dólares ao preço aproximado do projeto de 260 milhões de dólares.
No início deste ano, a cidade debateu três opções para o que fazer com a parte deteriorada da Gardiner Expressway, a leste da Jarvis: mantê-la, deitar abaixo, ou uma opção “híbrida”.
A opção “híbrida” envolve a manutenção de uma ligação entre a Gardiner e a Don Valley Parkway. As rampas (on and off) a leste do Don River, que se estendem para a Logan Avenue serão demolidas, e a Lake Shore Boulevard será ampliada para acomodar mais tráfego automóvel.
Em junho, a Assembleia Municipal de Toronto votou 24-21 a favor da escolha híbrida. Na época, o custo estimado do NPV foi de 260 milhões de dólares em financiamento de capital e 76 milhões de dólares em financiamento “ciclo de vida”.
O NPV é um cálculo comparando o valor investido para o valor futuro do projeto. Tirando o NPV, a cidade estimou que todo o projeto custaria 919 milhões de dólares no total.
O relatório a ser considerado na próxima semana delineia três “conceitos” para consideração, e dá os custos aproximados de NPV para cada um.
O primeiro é semelhante ao plano inicial da cidade, mas envolveria uma nova off-ramp realinhada (no sentido leste) que liga a Gardiner à Lake Shore Boulevard. Esta seria executada perto da Gardiner “sem afetar terras adjacentes para desenvolvimento imobiliário”.
O relatório estima que o custo de capital seria de aproximadamente 260 milhões de dólares, o mesmo que a estimativa de junho. Incluiria cerca de 8,5 acres para novo desenvolvimento.
Os conceitos 2 e 3 envolveriam reconstruir a porção leste elevada da Gardiner entre a Cherry Street e a DVP, mas deslocaria a via expressa mais para norte.
O segundo conceito teria um custo adicional de 90 a 140 milhões de dólares (NVP), e incluiria 12,5 acres para novo desenvolvimento imobiliário.
O terceiro conceito é semelhante ao segundo, mas incluiria também o alargamento da Ponte Ferroviária sobre o Don River. A ponte Metrolinx tem espaço para infraestrutura viária adicional por baixo, mas teria que ser ampliada para acomodar o tráfego de veículos.
Esta opção teria um custo adicional de 120 a 180 milhões de dólares (NVP), e cobriria cerca de 13,5 acres.
Em cima dos custos iniciais, seria necessário um valor adicional de 30 a 50 milhões de dólares em “melhorias de esfera pública” em cada projeto, o que significa que a opção mais cara (conceito 3) poderia traduzir-se numa fatura de 230 milhões de dólares, mais a estimativa adicional de 260 milhões de dólares.
Todas as três opções serão submetidas a uma avaliação ambiental, a ser concluída e aprovada pela Assembleia no início de 2016.
Fonte: CTV News