PROJETO DE LEI DO ONTÁRIO PROIBE VENDA DE CIGARRILHAS E TABACO DE MASCAR

Foto de arquivo de produtos do tabaco aromatizado. CityNews
Foto de arquivo de produtos do tabaco aromatizado. CityNews
Foto de arquivo de produtos do tabaco aromatizado. CityNews
Foto de arquivo de produtos do tabaco aromatizado. CityNews

A província do Ontário vai seguir o exemplo de Alberta e introduzir legislação para proibir todas as vendas de produtos de tabaco doce com sabor.
O projeto de lei do Ontário estenderia uma restrição existente na venda de cigarrilhas doces e com sabor de frutas e tabaco de mascar para a juventude, a uma proibição total. Haveria uma isenção para os produtos com sabor mentol, que são preferidos pelos adultos.
Também iria proibir outros produtos com sabor, como “twist sticks”, tiras absorvíveis e pastilhas, se contiverem tabaco, mas não se tiverem apenas a nicotina, sem tabaco.
A Sociedade Canadiana para o Cancro adverte que as pastilhas, que se parecem com doces e vêm em pacotes coloridos, contêm três vezes mais nicotina que um cigarro fumado.
Produtos de tabaco aromatizados são uma das poucas formas que as empresas de tabaco podem, legalmente, comercializar para as crianças, e o governo do Ontário acredita que muitos jovens começam a fumar cigarrilhas que têm um gosto de chocolate ou morango.
A legislação do Ontário é uma das várias iniciativas que serão anunciadas pela ministra da Saúde, Deb Matthews, para evitar que os jovens se tornem viciados em tabaco.
O ministro da Saúde de Alberta, Fred Horne, anunciou na semana passada que o seu governo iria adotar um projeto de lei de um membro privado, que visa parar a venda de tabaco aromatizado para todos, não apenas para os menores.
O Ontário aprovou o projeto de lei de um membro privado, da Novo Democrata France Gelinas, em 2010, que proibia as lojas de vender cigarrilhas aromatizadas para a juventude.