PROFESSORES CONTRATADOS AUMENTADOS EM SETEMBRO

Protestos. O ministro Nuno Crato foi ontem vaiado na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal. Os manifestantes exigem a colocação demais professores, turmas mais pequenas e auxiliares de ação educativa. (Foto Carlos Santos/LUSA)

Protestos. O ministro Nuno Crato foi ontem vaiado na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal. Os manifestantes exigem a colocação demais professores, turmas mais pequenas e auxiliares de ação educativa. (Foto Carlos Santos/LUSA)Os professores contratados vão ser aumentados a partir de Setembro, anunciou ontem o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, nas negociações com os sindicatos sobre a revisão do diploma de concursos.
Os docentes a contrato com horário completo auferem atualmente, já com os cortes do último Orçamento do Estado, 1270,07 euros brutos. Em Setembro vão passar do índice 151 para o 167, correspondente ao 1.º escalão da carreira docente, e passarão a ganhar 1388,81 euros, ou seja, um aumento de 118,74 euros. O ministro da Educação, Nuno Crato, já anunciara em janeiro que este aumento custaria 16 milhões de euros por ano aos cofres do Estado, mas faltava saber a partir de quando seria aplicado.