PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL NO CANADÁ

Imagem: CMCTV
Imagem: CMCTV

António Costa, primeiro ministro de Portugal está no Canadá desde quarta-feira, 2 de maio, na sua primeira visita oficial ao país, acompanhado por uma comitiva composta pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Dias, pelo Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques e por António Vitorino.

Nesta sexta-feira, António Costa concentra-se na comunidade de Toronto.

ROTEIRO DA VISITA

Toronto – sexta-feira, 4 de maio

09h30 Encontro com a Primeira-Ministra do Ontário, Kathleen Wynne
11h40 Encerramento do Encontro Empresarial organizado pela AICEP e pelo Economic Club of Canada
12h30 Almoço oferecido pelo Primeiro-Ministro do Canadá ao Primeiro-Ministro e comitiva
14h15 Encontro com empresa mineira Lundin Mining
14h35 Encontro com empresa mineira Almonty
17h30 Visita à LiUNA
17h40 Reunião com os representantes da comunidade e empresários locais
19h00 Início do concerto interpretado pelo artista português Camané
19h25 Fim do concerto e início do convívio com a Comunidade Portuguesa

Acordos já fechados

A visita de estado trouxe novidades nas normas de emigração para alguns grupos etários dos dois países. Na sua passagem pelo Parlament Hill, José Luís Carneiro, secretário de estado das comunidades portuguesas e Ahmed Hussen, ministro da imigração do Canadá assinaram memorando de entendimento sobre mobilidade juvenil , na presença de António Costa e Justin Trudeau. Este acordo bilateral pretende promover o intercâmbio entre os jovens dos dois países, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, que podem concorrer para estudar ou trabalhar, agora de forma mais fácil. A oportunidade está limitada a um número de dois mil candidatos de cada país, anulamente.

O primeiro ministro português deixou ainda programados outros dois acordos de cooperação. Assim, nos próximos meses é esperado um memorando de entendimento sobre operações aeronáuticas de busca e salvamento, que pretende reforçar relações já existentes em matéria de defesa. E para breve, mas sem data prevista um acordo de segurança social modernizado e atualizado, para continuar a salvaguardar a proteção social dos rendimentos e promover o comércio e investimento, dando resposta aos apelos da comunidade portuguesa que reside no Canadá.

A passagem da comitiva portuguesa pelo país iniciou com um evento no Centro Português Recreativo Lusitânia, na noite de quarta-feira. No encontro o primeiro ministro português salientou a importância de Portugal aproveitar o acordo econômico e comercial entre a União Europeia e o Canadá – conhecido como CETA – aprovado em 2017.

“O acordo entre a União Europeia e o Canadá é uma grande oportunidade para um país como Portugal”, referiu Costa.

Ainda em Ottawa, mas já na quinta-feira, o primeiro ministro português foi recebido no Parlament Hill pelo homóloga canadiano, Justin Trudeau com quem discutiu temáticas como a igualdade de gênero, oportunidades de comércio, as mudanças climáticas, a proteção dos oceanos, a segurança e a paz.

A relação pacífica entre os dois países não foi esquecida, nem tão pouco a vasta comunidade luso-canadiana a residir no Canadá, bem como o seu valioso contributo para a edificação do país e para o tecido político, cultural, social e econômico.

No parlamento canadiano, António Costa foi recebido pela governadora-geral do Canadá, Julie Payette, na Sala Rideau.

A comitiva almoçou com o Grupo Parlamentar de Amizade Canadá-Portugal, que tem como membros os deputados federais Peter Fonseca e Alexandra Mendes, ambos luso-canadianos e ainda Julie Dzerowicz representante do bairro com maior concentração de portugueses no canadá – Davenport, em Toronto.

Kingston foi a segunda cidade a ser visitada na quinta-feira, com uma passagem pela fábrica Frutlac com gestão portuguesa.

Depois da visita a Toronto na sexta-feira, no sábado António Costa parte para o Montreal, onde irá finalizar a visita de estado.

MONTREAL – sábado, 5 de maio

12h00 Visita à Escola Comunitária Missão Santa Cruz
15h30 Centro Canadiano de Arquitetura
16h20 Visita ao Cais Alexandra Room
16h45 Início do concerto interpretado pelo artista português Camané
17h10 Fim do concerto e início do convívio com a Comunidade Portuguesa