Previsão: Economia do Canadá recupera e taxas de juro diminuem em 2024

Foto: KMR Photography/Flickr
Foto: KMR Photography/Flickr

A economia do Canadá vai recuperar em 2024 e as taxas de juro devem diminuir. É o que sugerem novos dados. Ainda assim, os canadianos vão continuar a conter despesas.

A Deloitte Canada diz que a economia canadiana vai voltar a crescer no segundo semestre de 2024 e antecipa cortes nas taxas de juro já na primavera.

De acordo com o relatório de perspetivas económicas da consultora, o primeiro semestre do ano será de crescimento estagnado, já que os efeitos das taxas de juro mais elevadas continuam a fazer-se sentir.

Recorde-se que o Banco do Canadá manteve a sua taxa de juro diretora estável em 5% em dezembro, após uma campanha de subida de preços para combater a inflação.

Um outro relatório, da Oxford Economics, antecipa uma “modesta recuperação” da economia. Contudo, avisa que o Canadá pode vir a ter um pior desempenho do que países análogos, devido ao elevado endividamento das famílias.

De um modo geral, o relatório antecipa que os canadianos vão manter a austeridade nos gastos, apesar da descida das taxas de juro.

Por outro lado, prevê a análise, a imigração vai ajudar o mercado de trabalho, mas prejudicar a oferta de habitação no país.