
O TTC ainda não concluiu a sua plataforma de software que vai servir de suporte aos cartões Presto. Alguns dos portões de acesso ficam fora de serviço por tempo indeterminado e o sistema acaba por ficar sobrecarregado.
Os Transportes Públicos de Toronto servem 1,8 milhões de clientes e o objetivo é que transitem para o novo sistema Presto até meio deste ano.
O sistema começou a ser instalado em 2016 e Heather Brown, porta-voz do TTC, admite que os portões continuam a dar problemas. “Precisamos de aumentar a monotorização. Desconheço o número total de portões que estão fora de serviço”, diz.
Mas a porta-voz garante que a empresa está a tentar resolver a situação. “Estou confiante porque estamos a trabalhar muito de perto com o fabricante dos portões. Penso que até ao final do ano a situação deve estar ultrapassada”, assegura.
O sistema Presto, que permite que os passageiros paguem a sua viagem através de um cartão, é operado pela Metrolinx, a agência de trânsito provincial para a região de Toronto e Hamilton. Os portões do Presto custaram 50 milhões de dólares.