

Os presidentes de 13 cidades em todo o Canadá estão a pedir um padrão nacional sobre a recolha e compartilhamento de dados relativos a mortes por overdose, juntamente com o tratamento médico para combater a dependência.
Um grupo de trabalho que eles criaram divulgou as suas recomendações iniciais ao governo federal, numa altura em que a Colúmbia Britânica assinala um ano desde que declarou uma emergência de saúde pública relativamente a um significativo número de mortes por overdose.
As cidades representadas incluem Vancouver, Surrey, B.C., Edmonton, Calgary, Regina, Saskatoon, Winnipeg, Montreal, e as cidades de Toronto, de Otava, de Hamilton, de London e de Kitchener, no Ontário.
Somente Vancouver e Surrey recebem dados mensais de overdose das autoridades locais de saúde, indicou o grupo de trabalho, em comunicado de imprensa.
Também é dito que apenas seis das cidades – Vancouver, Surrey, Calgary, Edmonton, Winnipeg e Montreal – têm acesso às informações mais recentes, desde o ano passado.
Ainda de acordo com o comunicado, os membros do grupo de trabalho reuniram-se com os ministros federais da saúde e segurança pública para discutir a necessidade de uma recolha de dados padronizada.
Fonte: CP24