São Tomé, 17 fev (Lusa) – O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, apelou hoje ao Governo para apostar mais nos “esforços internos e na vontade política” para desenvolver o país, dado que a ajuda pública ao desenvolvimento está a tornar-se cada vez “mais fraca”.
Em discurso por ocasião dos cumprimentos de ano novo do corpo diplomático acreditado em São Tomé e Príncipe, o chefe de Estado são-tomense disse que o grau de dependência da ajuda externa do seu país e a fraca capacidade financeira dos parceiros não devem impedir o arquipélago de continuar a trabalhar para o desenvolvimento.
“O grau de dependência externa do país no que diz respeito à ajuda pública ao desenvolvimento, aliado à fraca capacidade da comunidade internacional em suportar o nível e o ritmo dos desembolsos, não encerra em si mesmo a impossibilidade de o país continuar a trilhar o caminho do desenvolvimento”, disse Evaristo Carvalho.