PRESIDENTE DA TTC PREOCUPADO COM A ELIMINAÇÃO DO CRÉDITO FISCAL PARA O TRANSPORTE PÚBLICO

O presidente da TTC está preocupado que o plano do governo federal de eliminar um crédito fiscal destinado aos passes de transporte público possa ter um efeito negativo e desencorajar alguns dos passageiros da TTC que compram habitualmente o passe mensal (Metropass).

O crédito fiscal, que tem permitido aos passageiros reivindicar 15% do custo dos passes mensais, foi eliminado no orçamento federal apresentado na quarta-feira.

A eliminação gradual do crédito a partir de 1 de julho vai traduzir-se numa poupança para o governo de cerca de 150 milhões de dólares por ano.

Ao justificar a decisão de eliminar o crédito fiscal nos passes de transporte público, o ministro das Finanças, Bill Morneau, disse que o programa não tinha sido eficaz no aumento do número de passageiros do transporte público.

Josh Colle, o presidente da TTC, no entanto, em declarações à CP24, disse que o governo deve usar todas as ferramentas à sua disposição para incentivar o uso da rede de transporte público, especialmente considerando o fato de que prevê investir 20,1 mil milhões de dólares na infraestrutura de transporte público, ao longo da próxima década.

O custo de um passe para adulto é atualmente de 146,25 dólares, pelo que para alguém que compra um passe mensal, o crédito resultaria num desconto anual de 263,25 dólares.

Colle disse ainda que a equipa da TTC está a trabalhar para determinar quantos passageiros aproveitaram o crédito.

A TTC já explicou anteriormente que cerca de metade da sua receita com a tarifa provém da venda de passes mensais.

Fonte: CP24