
Luanda, 01 dez (Lusa) – A compra de dólares nas ruas de Luanda completou hoje a sexta semana consecutiva sem alterações, mantendo-se nos 490 kwanzas (2,75 euros), renovando o maior período de estabilidade de preços no mercado paralelo após as fortes subidas de junho.
A situação foi confirmada com a habitual ronda semanal da agência Lusa pelas ruas da capital angolana, mantendo-se a justificação das ‘kinguilas’ de Luanda, como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas, pela falta de dólares e de moeda nacional.
Apesar deste período de estabilidade, que se regista desde a primeira quinzena de outubro, o mercado paralelo continua a transacionar dólares e euros ainda muito acima do câmbio oficial, sem que ninguém arrisque uma previsão para as próximas semanas, tendo em conta o período de Natal e as habituais viagens para o estrangeiro e correspondente aumento de procura de divisas.
