PR APONTA PORTUGAL COMO CASO DE PROGRESSO EM MATÉRIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

LusaLisboa, 11 nov (Lusa) – O Presidente da República apontou hoje Portugal como “um caso de progresso” em matéria de ciência e tecnologia, considerando desejável e expectável que a comunidade científica tenha uma presença cada vez maior no tecido empresarial.

“Em apenas uma geração, Portugal foi capaz de superar grande parte do seu atraso científico estrutural face aos restantes países europeus. Portugal é, de facto, um caso de progresso, num curto espaço de tempo, em matéria de ciência e tecnologia” afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia do 25.º aniversário do Prémio Científico IBM, que decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Reconhecendo que a qualidade da ciência e dos cientistas portugueses é “um resultado muito positivo” da aposta do investimento público em políticas científicas e tecnológicas e que um dos resultados dessa aposta foi uma melhoria na capacidade de educar e preparar as novas gerações, Cavaco Silva alertou, contudo, para a existência de algum distanciamento entre instituições universitárias e empresas.