POTASHCORP VAI FECHAR MINA EM N.B. E ELIMINAR CERCA DE 430 POSTOS DE TRABALHO

POTASHA Potash Corporation of Saskatchewan está a encerrar a sua mina de Picadilly no sul de New Brunswick por um período indeterminado, eliminando imediatamente até 430 postos de trabalho.
A empresa informou que está a reduzir os custos, focando as suas operações de menor custo em Saskatchewan.
É esperado que a decisão venha a resultar numa poupança para a empresa de até 50 milhões de dólares em 2016, apesar do contrabalanço com indemnizações no valor de 35 milhões de dólares.
Uma equipa de cerca de 35 trabalhadores será salvaguardada para manter a unidade inativa perto de Sussex. Outros 100 trabalhadores permanecerão no lugar por um período de transição de quatro meses.
A empresa disse que mais de 100 posições estarão disponíveis para os trabalhadores de New Brunswick, nas suas operações em Saskatchewan, sendo disponibilizados fundos para a transferência.
Haverá também pacotes de indemnização e assistência aos trabalhadores que optam por não mudar e será usado um fundo de investimento comunitário de 5 milhões de dólares para ajudar os ex-trabalhadores a receber formação de competências e disponibilizar apoio para as empresas locais e organizações de caridade.
Os clientes tradicionalmente servidos pela operação de New Brunswick terão agora o seu potássio da operação Canpotex da empresa em Saskatchewan, onde se espera um crescimento do volume de 750.000 toneladas.
A empresa é a maior fornecedora mundial de cloreto de potássio, que é usado principalmente como adubo. Esta também produz grandes quantidades de azoto e de fosfato, que também são utilizados como fertilizantes.
Fonte: Canadian Press