POSTMEDIA ELIMINA 15 POSTOS DE TRABALHO NO OTTAWA CITIZEN E MONTREAL GAZETTE

PostmediaUm sindicato dos Média foi informado pela Postmedia que a empresa prevê eliminar 15 postos de trabalho nos jornais Ottawa Citizen e Montreal Gazette.
O CWA Canadá disse que os cortes, combinados com aquisições recentes, irão reduzir a força de trabalho da Postmedia em aproximadamente 20 por cento, somando-se a um corte de 50 por cento em anos anteriores.
A empresa eliminou mais de 3000 empregos nos últimos seis anos.
Mas o presidente do CWA Canadá, Martin O’Hanlon, disse que os 2,3 milhões de dólares em bónus de retenção pagos ao CEO da empresa, Paul Godfrey, e outros executivos poderiam ter salvado até 40 postos de trabalho.
No último trimestre, a Postmedia Networks Corp., sediada em Toronto, registou um lucro de 17,8 milhões de dólares – principalmente atribuível à reestruturação da dívida – em comparação com uma perda de 4,2 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior. As receitas caíram quase 15 por cento.
O CWA Canadá, que representa cerca de 6000 trabalhadores da Média, também pediu ao governo federal que tome medidas para evitar que a Postmedia “destrua” os principais jornais do país.
O sindicato quer que o governo implemente legislação ou regulamentos para limitar a concentração da propriedade de meios de comunicação e evitar aquisições alavancadas de importantes empresas nacionais.
A Newspapers Canada também está a abordar os governos para o que classifica de “assistência de políticas públicas”.
O grupo, que representa mais de 800 jornais no Canadá, está a pedir ao governo do Ontário que restabeleça o acesso dos jornais a um crédito fiscal para a Média digital.
O CEO John Hinds disse que o Ontario Interactive Digital Media Tax Credit foi usado até 2015 por pequenos e grandes jornais para apoiar a transição da impressão para o digital. Segundo ele, o crédito fiscal agora é amplamente utilizado pelos fabricantes de jogos digitais.
Hinds observou que a indústria de jornais está a enfrentar desafios significativos, particularmente com o declínio nas receitas de impressão.
Fonte: Canadian Press