POSSUIR UMA CASA CADA VEZ MAIS UM SONHO EM TORONTO E VANCOUVER

Foto de arquivo. (Darren Calabrese / THE CANADIAN PRESS)
Foto de arquivo. (Darren Calabrese / THE CANADIAN PRESS)
Foto de arquivo.
(Darren Calabrese / THE CANADIAN PRESS)

O aumento dos preços das casas em Toronto e Vancouver estão a testar os níveis de acessibilidade que não se viam desde o início de 1990, quando o país estava em recessão e as taxas de hipoteca eram de 10 por cento.

“Em Toronto, não estamos tão mal quanto em 1990, mas não estamos tão longe disso também”, disse Robert Hogue, economista sénior no Royal Bank.

Em Toronto, os custos de propriedade de casa – incluindo pagamentos de hipoteca, utilidades e impostos sobre imóveis – para uma moradia representavam 71,4 por cento do rendimento familiar médio. A média para a cidade desde 1985 é de 55,5 por cento, de acordo com o Royal Bank.

Hogue observa que a propriedade de casa em Vancouver sempre foi uma proposta cara, mas os preços nos últimos meses vão “muito além”, o que pode ser explicado por uma economia local relativamente robusta.

“Vancouver, eu penso, está numa liga diferente”, disse. “Está provavelmente entre um seleto grupo de cidades globais, onde os preços das casas não estão ligadas aos fundamentos económicos locais.”

Em mercados fora de Vancouver e Toronto, ser dono de uma casa permanece ao alcance da família média. As baixas taxas de juros ajudaram a compensar o aumento nos preços das casas em cidades de menor dimensão em todo o país e mantiveram os pagamentos mensais da hipoteca em ordem.

Fora dos dois mercados em alta, o RBC mediu que a acessibilidade está próxima da média histórica, e as tendências recentes têm sido estáveis ou estão a melhorar um pouco.

Em Otava, os custos de propriedade de casa para uma moradia unifamiliar no quarto trimestre contava para 36,5 por cento do rendimento típico de um agregado familiar, antes dos impostos. Em Calgary, era de 38,3 por cento; em Montreal, de 42,8 por cento.

Mas Hogue observa que a subida dos preços das casas, mesmo em mercados fora de Vancouver e Toronto, superaram os ganhos no rendimento nas últimas décadas, tornando-se mais difícil para os primeiros compradores avançar com um pagamento de entrada.

Fonte: Canadian Press