PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA CRIAM GRUPO DE TRABALHO SOBRE INTERCONEXÕES ENERGÉTICAS

LusaLisboa, 23 fev (Lusa) — Portugal, Espanha e França decidiram criar um grupo de trabalho para preparar as ligações energéticas entre a Península Ibérica e o resto da Europa, tema da cimeira tripartida que vai decorrer em março, anunciou hoje o chefe da diplomacia espanhola.

“Trata-se de fazer o que ainda não se fez até agora: um autêntico mercado interior de energia que permita que Portugal e Espanha deixem de ser ilhas energéticas e que tenhamos a certeza de que vamos contar com um abastecimento energético seguro, abundante e barato, que nos permita lutar para recuperar a competitividade e melhorar o crescimento e o emprego dos nossos povos”, declarou hoje o ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha, José Manuel García-Margallo, em Lisboa, após um encontro com o seu homólogo português, Rui Machete.

Para o governante espanhol, a União Europeia “tomou consciência da necessidade de diminuir a dependência energética dos mercados do leste europeu, em concreto do russo, para aumentar a sua margem de manobra”.