
Lisboa, 02 abr (Lusa) – O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) considerou hoje que o último Relatório de Segurança Interna (RASI) confirma que Portugal “continua a ser um país seguro” comparado com outros países da Europa e do mundo.
Tal facto, segundo Rui Pereira, deve-se, em grande medida, à “ação esforçada e competente de todos os homens e mulheres que servem nas forças e serviços de segurança, nos órgãos de polícia criminal, nos serviços de informações e nos serviços de proteção e socorro”, assim como ao “sentido de civismo e respeito” pelos bens jurídicos da maioria esmagadora dos portugueses.
O antigo ministro da Administração Interna sublinha, porém, que não se devem menosprezar os principais fatores de risco para o Estado do direito democrático, que são representadas pelo terrorismo global, pelos crimes de tráfico de droga, pessoas e armas e pela criminalidade económica e financeira.
