Porque é que o ‘Labour Day’ deste ano é tão importante?

Correio da Manhã Canadá

O fim do verão é, para muitos, sinónimo de tristeza, mas o fim de semana prolongado do ‘Labour Day’ vem recordar-nos que todos os momentos – mesmo os que não parecem – são únicos e têm um propósito importante.

Fundado no Canadá em 1984, o Dia do Trabalhador decorre invariavelmente na primeira segunda-feira de setembro – este ano, no dia 4. Comemora as lutas históricas e as conquistas dos trabalhadores e do movimento sindical e, este ano, traz consigo mensagens importantes.

Um dos momentos altos do feriado é a ‘Labour Day Parade’, no centro histórico de Toronto. Nem todos sabem, mas a cidade mais populosa do Canadá teve um papel central no reconhecimento da efeméride a nível internacional, abrigando raízes do ativismo trabalhista.

Mas porque é que o ‘Labour Day’ deste ano é tão importante? O Toronto and York District Labour Council, que organiza a marcha dos trabalhadores na cidade, dá-nos algumas pistas. Sob o tema ‘Year of the Union. Worker Power, Lifting Communities’, o desfile de 2023 aborda os “desafios no local de trabalho e a crise do custo de vida”, dois problemas que fustigam comunidades um pouco por todo o mundo, nomeadamente no Canadá, mas também em Portugal.

A mensagem a reter do ‘Labour Day’ deste ano é a de que, apesar das dificuldades económicas que muitos enfrentam, o “poder coletivo inspira mudanças”. E nesse contexto vale a pena salientar o papel dos sindicatos, que ao unir esforços, introduz melhorias muitas vezes descuradas pelos empregadores.

Mas o ‘Labour Day’ também tem uma importância particular para os imigrantes e, consequentemente, para os nossos leitores luso-canadianos. Foi precisamente através do trabalho árduo que muitos dos que abandonaram Portugal encontraram ‘uma luz ao fundo do túnel’. A emigração e o trabalho andam, historicamente, de mãos dadas e, por isso, celebrar os trabalhadores é também celebrar a nossa diáspora.

Por tudo isto, dedicamos esta edição do Correio da Manhã Canadá (CMC) a esta data tão importante. A todos os trabalhadores, a todos os imigrantes, e a todos os portugueses, um feliz ‘Labour Day’!