

A polícia regional de York está a advertir o público que a poderosa droga carfentanil chegou pela primeira vez à região de York.
Os agentes policiais que responderam a uma chamada para uma pessoa ferida numa casa de banho de uma estação de gasolina em Richmond Hill, no passado dia 28 de janeiro, encontraram um pó branco que acreditavam ser fentanil. A mulher foi acusada de posse, mas não ficou gravemente ferida.
O pó foi submetido a testes e a Health Canada informou recentemente a polícia que a substância continha de facto carfentanil.
Acredita-se que o carfentanil seja cerca de 100 vezes mais potente que o fentanil e 10 000 vezes mais poderoso do que a morfina, de acordo com a polícia. O fármaco altamente potente, que é comumente usado para tranquilizar animais de grande porte, como elefantes e ursos, pode ser letal para os seres humanos, mesmo em quantidades muito pequenas.
Recentemente, a droga foi notícia por causar uma onda de overdoses fatais, particularmente no oeste do Canadá. No entanto, esta surgiu pela primeira vez em Toronto em dezembro, o que rapidamente provocou um conjunto de preocupações de que a tendência poderia transitar para a área metropolitana de Toronto (GTA).
Fonte: CP24