
O Comandante Insp. da Toronto Police Drug Squad Unit, Howie Page, emitiu um aviso na segunda-feira que o fentanil está a ser encontrado misturado em heroína, medicamentos de oxicodona falsos e outras drogas, no Ontário, e está a levar a overdoses.
Page não deu detalhes sobre o número de overdoses ou mortes causadas por fentanil, observando que os serviços policiais ainda estão a trabalhar com os escritórios dos médicos legistas para obter uma ideia dos números. Mas ele disse que as drogas com fentanil estão a ser encontradas regularmente em operações antidrogas.
Nas últimas semanas, tem havido um aumento notável no número de mortes relacionadas ao fentanil na Columbia Britânica e Alberta. No início deste mês, a polícia de Vancouver respondeu a 16 overdoses relacionadas ao fentanil num único dia.
Page advertiu que não há nenhuma maneira de saber, ao olhar para um comprimido ou pó, quanto fentanil estes podem conter, o que significa que nenhum medicamento pode ser considerado seguro. Mesmo a maioria dos traficantes de rua não sabem o que está nos medicamentos que estão a vender.
Page disse que os produtores de drogas que trabalham em laboratórios clandestinos estão a cortar fentanil para outras drogas, porque este é até 40 vezes mais forte do que a heroína.
Ele acrescentou que alguns utilizadores de drogas também estão a ter acesso ao produto através da compra de adesivos de fentanil e raspando a droga para snifar, fumar ou mastigar.
Muitos desses adesivos são receitados para pacientes com dor crónica, como pacientes com cancro ou sobreviventes de acidentes, porque o fentanil é um analgésico altamente eficaz, referiu Page. Mas o problema é que alguns pacientes estão a vender os seus adesivos – ou mesmo os seus adesivos usados, que muitas vezes ainda contêm traços significativos do medicamento.
Esses emplastros são, então, vendidos na rua por 200 dólares ou mais cada, ou cortados em pedaços menores e vendidos.
Outras vezes, os adesivos são roubados. Só neste mês, adianta Page, 20 emplastros de prescrição foram roubados de um veículo em North York.
Uma maneira que a polícia e os farmacêuticos estão a usar para combater o problema do desvio de adesivos fentanil é através de uma iniciativa chamada Patch4Patch. O programa tem como objetivo que os pacientes devolvam os adesivos utilizados junto da farmácia antes que poderem receber mais.
Page lembra que o programa, que tem o apoio de muitos médicos e farmacêuticos, é atualmente gerido apenas numa base voluntária. Mas ele e os membros da Associação do Ontário dos Chefes de Polícia gostariam de ver uma iniciativa parlamentar sobre a Iniciativa Patch4Patch tornar-se lei no Ontário.
Fonte: CTV News