PODERÃO OS PASSES GRATUITOS SER PREJUDICIAIS PARA OS PARQUES NACIONAIS DO CANADÁ?

Parque Nacional La Mauricie (Parques Canadá)
Parque Nacional La Mauricie (Parques Canadá)
Parque Nacional La Mauricie (Parques Canadá)
Parque Nacional La Mauricie (Parques Canadá)

A Parques Canadá está a preparar-se para um aumento de visitantes este ano, à medida que as pessoas em todo o país e em todo o mundo solicitam passes anuais gratuitos para explorar os tesouros naturais da nação como parte das celebrações do 150º aniversário do Canadá.
Os conservacionistas dizem que é importante para as pessoas estar em contacto com a natureza, mas há preocupações sobre o quanto mais turistas podem afetar a integridade ecológica de alguns dos parques mais populares.
De acordo com a Parques Canadá, mais de 900 mil pessoas pediram um Passe de Descoberta grátis nas duas primeiras semanas depois que estes ficaram disponíveis no mês passado.
O governo prevê que as visitas a parques nacionais, sítios históricos e áreas de conservação marinhas, irão ultrapassar o número de 24,5 milhões registado no ano passado.
Eric Hebert-Daly, diretor-executivo nacional da Canadian Parks and Wilderness Society, disse que o plano da Parques Canada é uma boa ideia em princípio, mas há alguns perigos.
Segundo ele, alguns parques como Banff, Jasper e a Península de Bruce, no Ontário, já estão muito ocupados. Acrescentar mais pessoas poderia prejudicar o seu esplendor.
Os parques nacionais do Canadá têm uma longa história de atrair turistas ansiosos para ver a vida selvagem e deserto. Espera-se que a crescente atenção da Média atraia ainda mais visitantes.
A revista National Geographic Traveler colocou a área de Banff na sua lista “Best of the World” de 21 lugares imperdíveis em 2017 e a Parques Canadá tem estado ocupada na promoção nas redes sociais como parte da campanha Canada 150.
Em 1 de dezembro, o grande número de pessoas que usaram o serviço online para obter um passe anual gratuito levou ao abrandamento do sistema computorizado do departamento.
Nada que surpreendesse Ed Jager, da Parques Canadá, que disse que o pessoal responsável tem consciência que este será um ano bem ocupado.
De acordo com ele, o número de equipas de limpeza e manutenção foi reforçado para garantir que as instalações serão mantidas em forma e que o lixo não irá atrair animais selvagens.
Para além disso, Jager disse que as encomendas online de passes anuais estão a ser monitorizadas para ter uma ideia de quais os parques que verão mais tráfego. Estão também a ser enviadas informações aos visitantes sobre as regras do parque.
A Parques Canadá está ainda a procurar tirar um pouco de “pressão” dos parques mais populares, ao promover outros destinos menos visitados.
O departamento divulgou uma lista de “dez joias escondidas” em todo o Canadá para que as pessoas possam explorar, incluindo a reserva do parque nacional do arquipélago de Mingan, em Quebeque, o local histórico nacional de L’Anse aux Meadows, na Terra Nova e Labrador, e o parque nacional de pastagem em Saskatchewan.

A Parques Canadá prevê abrir hoje o seu sistema de reservas online para acampamentos começando com alguns parques na Colúmbia Britânica e adicionando mais parques em todo o país ao longo do mês.
Ainda que os passes de parque anuais sejam gratuitos em 2017, ainda há algumas taxas a pagar para passes de acampamentos, lenha e áreas rurais.
Fonte: Canadian Press