
Lisboa, 16 jan (Lusa) – O líder do movimento político espanhol Podemos lamentou hoje que Espanha não possa contar com um Partido Socialista como o português, acusando de incoerência o PSOE, por dizer que quer negociar à esquerda, mas depois pactua com a direita.
“Infelizmente em Espanha não contamos com um Partido Socialista como o de Portugal. Quando vi o secretário-geral do PSOE vir aqui isso despertou muitas expectativas”, porque “falou de um Governo à portuguesa” [com o apoio da esquerda], mas “três dias depois, pactuou com a direita a composição da mesa do Congresso”, afirmou Pablo Inglesias, que participa hoje no megacomício da candidata presidencial portuguesa apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, em Lisboa.
Hoje, quando questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de um novo ato eleitoral para ultrapassar o impasse governativo em Espanha, o líder do Podemos foi perentório: “nós não desejamos que haja novas eleições em Espanha mas não vamos permitir, nem ativamente nem passivamente, que governe o PP” (Partido Popular, direita) no poder.