
O Victoria Day Speedfest de 2018, em Bowmanville, Ontário, acabou com o hino português a ser ouvido no pódio. O piloto Português Álvaro Parente conquistou mais uma vitória importante no circuito do Canadian Tire Motorsport Park, uma das etapas do campeonato da Pirelli World Challenge.
O piloto do Porto conduziu o seu Bentley GT3 Sports Car a uma vitória por 3 segundos sobre Rodrigo Baptista, do Brasil e seu colega de equipa na K-PAX Racing Bentley Continental GT3. Esta foi uma vitória emocionada para Álvaro Pereira, após ter sofrido dois graves acidentes em St. Petersburg, na Flórida em março, e em Virgínia em abril, que deixaram mazelas não só físicas, mas também psicológicas.
“O de St. Peterburg foi pior, bati de frente em cheio contra uma parede, tivemos uma falha nos travões. Fracturei um dedo, uma costela, a minha mulher e a minha mãe ficaram preocupadíssimas. Tive de lhes ligar para as acalmar”, explicou ao CMC o piloto. “Há sempre um condicionamente psicológico quando voltas à pista depois de acidentes desta gravidade, mas estou bem, faço o que mais gosto e tenho o apoio da minha família, da minha equipa, dos meus fãs. Estou exatamente onde quero estar”, salientou Álvaro Parente, numa entrevista exclusiva.
Parente falou do seu percurso como piloto, “evoluí imenso ao longo dos anos até chegar onde estou”, o piloto começou por conduzir karts com apenas 16 anos e confessa que assim que teve oportunidade “foi atrás do seu sonho”.
“Fiquei em sétimo lugar na Fórmula 3, em 2004, ganhei a série da Fórmula Renault 3.5, em 2007 e tive a oportunidade de pilotar o veículo de testes da Renault Fórmula 1, em 2008, no Circuito de Jerez. Estive perto de alcançar a Fórmula 1 em 2009, fui um dos pilotos considerados para a nova equipa da Virgin Racing, mas infelizmente não fui eu o escolhido. Ainda corri na GP2 series, na Superleague Formula onde tive a oportunidade de correr com a equipa do Futebol Clube do Porto, mas eventualmente abandonei os veículos “single sitters” e juntei-me à serie da GT.”
Encontrámos o piloto numa fase de mudança na sua carreira, “ainda me estou a habituar ao Bentley, depois de 6 anos com MacLaren decidi mudar este ano, mas estou a gostar imenso e temos todos um bom feeling para este ano”, mostrou-se otimista.
Não é a primeira passagem de Álvaro Parente pelo Canadá, a curta estadia e calendário da prova não lhe permitiram visitar o país, o que viu classificou-o de “lindíssimo”. Deixou ainda agradecimentos “a toda a comunidade Portuguesa e a todos os meus fãs que me têm vindo apoiar.”
O Victoria Day Speedfest é um festival de automobilismo com corridas de veículos nas categorias de GT, GTS e Porsche Series
Jonathan R. Costa