

O governo federal diz que irá ser criado um aeroporto na zona da Pickering Lands, encerrando décadas de incerteza para o terreno de propriedade do governo federal, que engloba Pickering, Markham e Uxbridge.
O ministro das Finanças, Jim Flaherty, fez o anúncio na manhã de terça-feira com o ministro do Meio Ambiente, Peter Kent, na área da Pickering Lands (com cerca de 7.440 hectares), que fica localizada a cerca de 56 km a nordeste de Toronto. Flaherty disse que haverá terreno para um aeroporto, para um desenvolvimento urbano e industrial e espaço verde considerável no local da Pickering Lands.
Referiu também que com o encerramento do aeroporto Municipal de Buttonville, a auto-estrada 407 a ser estendida para leste e agora a clareza em torno da Pickering Lands, “a região de Durham está bem posicionada para ser um ponto central para o transporte, desenvolvimento de negócios e criação de emprego.”
Membros do “Land Over Landings”, um grupo de oposição a um aeroporto em Pickering, dizem que vão continuar a sua luta de 40 anos, argumentando que o terreno é uma área agrícola valiosa.
Flaherty não disse quando o aeroporto seria construído. Mas, em 2011, o governo divulgou um estudo de avaliação das necessidades que indicava que um aeroporto adicional na região seria necessário entre 2027 e 2037 e que a Pickering Lands seria uma localização ideal.