
Singapura, 05 jun (Lusa) — A China denunciou hoje as “provocações” norte-americanas nas disputas territoriais no Mar do Sul da China, e advertiu que não vai ter receio dos “problemas” naquela zona.
“Os países estrangeiros devem ter um papel construtivo sobre esta questão, não o inverso. A tensão no Mar do Sul da China tem-se agravado por causa das provocações de alguns países, que perseguem os seus interesses egoístas”, disse o almirante Sun Jianguo, durante uma cimeira sobre segurança em Singapura.
Sun falava um dia depois de o secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter, ter avisado que a construção pela China de um posto avançado numa ilha designada pelas Filipinas como zona económica exclusiva iria “desencadear ações” pelos Estados Unidos e outros países.