PEDIDAS PROPOSTAS PARA NOVA PONTE DE LIGAÇÃO DETROIT- WINDSOR

THE CANADIAN PRESS/Dave Chidley
THE CANADIAN PRESS/Dave Chidley
THE CANADIAN PRESS/Dave Chidley
THE CANADIAN PRESS/Dave Chidley

A Autoridade da Ponte Windsor-Detroit emitiu um pedido formal de propostas para três equipas de finalistas que disputam a construção da gigantesca Ponte Internacional Gordie Howe que liga as duas cidades.

As três equipas têm agora vários meses para apresentar as suas propostas. Cada equipa é constituída por várias empresas internacionais com experiência em arquitetura, engenharia, construção, finanças, direito e operações de ponte.

A Autoridade da Ponte Windsor-Detroit vai escolher uma equipa vencedora em aproximadamente um ano, e as negociações formais para um acordo completo devem ficar finalizadas em cerca de um ano e meio.

A construção da ponte de seis vias de circulação, de 1,5 milhas (pouco mais de 2,4 quilómetros), que abrangerá o rio Detroit e ligará Detroit a Windsor, Ontário, deverá levar quatro anos, com a abertura prevista para 2022. O tempo necessário para construir a ponte pode variar dependendo do tempo que a equipa vencedora precisar.

Detroit e Windsor estão ligadas pela Ponte Ambassador, que abriu ao tráfego em 1929, e pelo túnel Detroit-Windsor, que abriu um ano mais tarde.

Responsáveis disseram que a nova ponte criará milhares de empregos e deixará um legado duradouro da parceria essencial entre o Canadá e os Estados Unidos.

“A ponte internacional Gordie Howe abrirá portas para os mercados globais e aumentará as relações comerciais essenciais entre o Canadá, Michigan e os Estados Unidos”, disse o governador Rick Snyder em comunicado.

Segundo os responsáveis, já começaram os trabalhos nos portos de entrada de ambos os lados da fronteira.

A nova ponte vai receber o nome da lenda do hóquei dos Detroit Red Wings, Gordie Howe, que morreu em junho.

Fonte: Canadian Press