PCP RECUSA “CHANTAGEM” DO GOVERNO EM TORNO DA SUSTENTABILIDADE DA SEGURANÇA SOCIAL

LusaLisboa, 22 ago (Lusa) – O PCP recusou hoje a “chantagem” do Governo em torno da sustentabilidade da segurança social, considerando que o que está em causa é a tentativa de institucionalizar baixos valores de reformas.

“Três anos passados sobre o pacto de agressão confirma-se que as promessas de caráter excecional das chamas políticas de austeridade foram um logro. Como um logro têm sido as recorrentes promessas em torno da defesa da sustentabilidade financeira da segurança social”, afirmou Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, numa declaração na sede do partido, em Lisboa.

Recusando o “processo de mistificação e chantagem” que o Governo tem vindo a fazer em torno da “alegada insustentabilidade da segurança social”, Fernanda Mateus vincou que o objetivo do executivo de maioria PSD/CDS-PP tem sido “institucionalizar baixos valores de reformas pagas pelo sistema público, destruindo a relação existente entre o valor do salário, a base de incidência dos descontos e a carreira contributiva dos trabalhadores”.