Paragens e estações de transporte de Montreal vandalizadas

Pelo menos 16 estações de metro e paragens de autocarro foram vandalizadas na madrugada da última terça-feira, em Montreal. A polícia está já no terreno a investigar.

A polícia de Montreal está a investigar uma série de incidentes de vandalismo ocorridos em, pelo menos, 16 estações de Metro em toda a cidade.

A autoridade de trânsito de Montreal, a STM, confirmou ainda que as portas, as paredes e algumas paragens de autocarro foram cobertas com cartazes pró-palestinianos e alguns graffitis.

Muitos dos cartazes diziam: “Genocídio na Palestina, Canadá cúmplice” e alguns dos graffiti apelavam a um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, uma vez que a destruição e o número de mortos em Gaza continuam a aumentar. Os cartazes também anunciam outro protesto em apoio à população de Gaza.

O Service de Police de la Ville de Montréal (SPVM) disse que começou a receber chamadas de passageiros e residentes por volta das 5 da manhã de terça-feira, 14 de novembro, meia hora antes de os comboios começarem a circular.

A polícia diz que os investigadores vão analisar as imagens das câmaras de segurança de várias estações.

Na reação aos atos de vandalismo, a presidente da Câmara de Montreal, Valérie Plante, publicou uma mensagem no X, antigo Twitter, para denunciar os “atos inaceitáveis” que minam o sentimento de segurança das pessoas.

Valérie Plante, acrescentou que os vândalos vão ser apanhados e punidos.