PAPA APELA À RECONCILIAÇÃO EM CARTA ENVIADA À VENEZUELA

Papa FranciscoO papa Francisco enviou uma carta apelando aos venezuelanos à reconciliação e à construção da paz e sublinhando que o caminho será longo, requererá paciência e valentia.
O sumo pontífice manifesta ainda pesar pelas vítimas da violência no país na carta lida pelo núncio apostólico Aldo Giordano, no início da primeira jornada oficial de diálogo entre o Governo venezuelano e a oposição, que decorre no palácio presidencial de Miraflores e que tem como facilitadores do diálogo, o Vaticano, o Brasil, o Equador e a Colômbia.
A Venezuela convidou há dois dias oficialmente o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a participar na Conferência Nacional de Paz convocada pelo Presidente Nicolás Maduro e no diálogo entre o Governo e a oposição.
O convite foi feito pelo ministro venezuelano de Relações Exteriores, Elías Jaua, através duma carta, horas depois de o Governo e a coligação opositora Mesa de Unidade Democrática terem chegado a um acordo para iniciar um diálogo formal para pôr fim à crise política e social no país.