
Por causa da pandemia, as pequenas empresas canadianas estão, cada vez mais, a acumular dívidas que vêm dos apoios governamentais. É o que diz a Federação Canadiana dos Negócios Independentes.
Os pequenos negócios e empresas no Canadá têm um acumulado de mais de 100 mil milhões de dólares em dívidas, em resultado do arrastar da pandemia. A estimativa foi dada pela Federação Canadiana dos Negócios Independentes (CFIB).
De acordo com a Federação, 7 em cada 10 proprietários de pequenos negócios tiveram de pedir dinheiro emprestado por causa da pandemia.
Num comunicado à imprensa canadiana, a vice-presidente da Federação diz que a segunda vaga da Covid-19 no país contribuiu para a lenta recuperação dos pequenos negócios.
Desde o verão passado, altura em que a pandemia viu melhores dias, que a dívida das pequenas empresas do Canadá tem vindo a aumentar drasticamente.
Ainda que a grande maioria dos negócios já estejam abertos, a Federação relata que pouco mais de 2 em cada 10 apresentam níveis de vendas normais.
O CEBA, conhecido como o Canada Emergency Business Account, é um programa governamental de apoio usado por cada 6 em 10 empresários de pequenas empresas. O CEBA garante empréstimos sem juros até 60 mil dólares e apenas até 20 mil estão elegíveis para perdão.
Segundo a Federação, as pequenas empresas nos setores de hotelaria, artes e entretenimento e serviços sociais são as mais propícias a contrair dívidas.
