PANDEMIA É SITUAÇÃO EXCECIONAL, DIZ PRIMEIRO-MINISTRO

Foto jornal: Justin Trudeau/Facebook
Foto jornal: Justin Trudeau/Facebook

Justin Trudeau quer poderes mais abrangentes para responder à pandemia do COVID-19. O primeiro-ministro alegou tratar-se de uma “situação excecional”, no mesmo dia em que a Câmara dos Comuns votou no pacote de emergência de resposta à crise.

Trudeau falou, mais uma vez, à porta de casa, onde se mantém em isolamento. O primeiro-ministro foi questionado sobre a proposta liberal para responder à pandemia e, mais especificamente, sobre uma alteração que dá mais poderes ao gabinete federal. A medida prevê gastos até 2021 e dispensa, em certos casos, a aprovação na Câmara dos Comuns.

Trudeau alega que a situação é excecional e que, por isso, o executivo precisa de mais flexibilidade para agir. Já Andrew Scheer diz estar de acordo com o pacote de 81 mil milhões, mas avisa que não está preparado para dar mais poderes ao governo federal. Na sua intervenção à porta de casa, Trudeau apelou novamente ao isolamento social. O pacote representa 3% do PIB canadiano e prevê diversos apoios, não só dirigidos aos canadianos, mas também às empresas. Trudeau garante que as ajudas não vão levar o país à recessão.