

(JOSÉ SENAGOULÃO/LUSA)
O australiano Kai Otton, de 33 anos, venceu ontem pela primeira vez uma etapa do circuito mundial de surf ao bater norte-americano Nat Young, na final do Rip Curl Pro Portugal, que ontem terminou na praia de Supertubos, em Peniche.
Kai Otton , a cumprir a sétima temporada na elite mundial, somou 12,23 pontos (6,33 e 5,9), mais 1,2 do que Young, estreante no circuito, que não foi além dos 11,03 (5,6 e 5,43). O australiano sucede assim ao compatriota Julian Wilson, vencedor da edição do ano passado em Peniche.
Otton teve um dia memorável, que começou coma sua vitória sobre Mick Fanning nos quartos de finais com 10 pontos contra 9,43. Nas meias bateu outro favorito, Joel Parkinson, por 2,6 pontos, no primeiro ‘heat’, deixando o atual campeão do Mundo e quinto da hierarquia mundial praticamente de fora da luta pelo título.
O duelo final será entre Mick Fanning, campeão em 2007 e 2009 e líder do ranking, e o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes vencedor do circuito e 2ºda hierarquia – foi eliminado em Peniche pelo português Frederico Morais–, numa decisão que só vai ocorrer em dezembro, em Pipeline, no Havai.