OS LUSO-CANADIANOS

Na próxima semana comemora-se uma efeméride significativa para toda a Comunidade Portuguesa residente no Canadá. Essa data assinala a chegada dos primeiros imigrantes portugueses a este País. Precisamente, a 13 de maio de 1953, há 60 anos, 77 portugueses viajaram a bordo do paquete Saturnia e desembarcaram no porto de Halifax. Daí seguiram para Montreal e instalaram-se na zona do Boulevard St. Laurent, onde têm permanecido com todo o tipicismo e orgulho lusitano.

Embora se possa considerar relativamente recente esta imigração, o certo é que a presença de portugueses nestas paragens data dos finais do século XV. Antes mesmo das expedições francesas e britânicas terem explorado e se estabelecido ao longo da costa atlântica, o navegador português João Vaz Corte Real já havia aportado à Terra Nova. Um outro marinheiro português, João Fernandes Lavrador visitou a costa leste do Canadá, dando mesmo o seu nome “Labrador” a essa região. Sabe- se também que no início do século XVI muitos portugueses já pescavam bacalhau em toda esta costa. Depois, franceses e britânicos construíram a História deste País.

A imigração é um fenómeno mundial e o Canadá é dos melhores exemplos. Aqui misturam-se povos e culturas e dessa riqueza começa a emergir o verdadeiro conceito canadiano. Os portugueses acompanham todo esse percurso e hoje são uma verdadeira força no País.

Desde a chegada dos primeiros 77, há 60 anos, muita coisa se passou. Desde então estima-se que já vieram mais de um milhão e estão espalhados por todo o Canadá. Chegaram dos Açores, do Continente e da Madeira e ocuparam-se de múltiplas atividades, por vezes bem diferentes das que desenvolviam no longínquo Portugal.

Um dos grandes problemas da imigração em qualquer parte do mundo é o desconhecimento da língua. Com essa lacuna não se conhecem os direitos e fica-se numa situação vulnerável face às novas realidades da vida. Por isso, o imigrante procura nos seus compatriotas todo o apoio que necessita, pois de início raramente sabe a quem recorrer.

Assim, formou-se uma grande Comunidade de Portugueses no Canadá. A língua deixou de ser obstáculo, os filhos da primeira geração integraram-se na perfeição e a presença lusitana em qualquer província do Canadá é bem visível. Aqui, os portugueses souberam vencer e em memória dos seus antepassados e por respeito à terra que os viu nascer, ainda exibem com orgulho a bandeira portuguesa.

Esta História começou há 60 anos com 77 homens. Hoje, há portugueses em todo o Canadá e muitos em lugares de grande destaque para satisfação de todos.

A Direção