Os desafios da comunicação transatlântica

Correio da Manhã Canadá

Por estes dias, o diretor do Correio da Manhã Canadá, Eduardo Vieira, está nos Açores, num evento que visa aprofundar o conhecimento da realidade açoriana e estimular uma maior aproximação informativa entre as nove ilhas e a diáspora.

Organizada pela Direção Regional das Comunidades, esta edição do evento ‘Conversas da Diáspora’ conta com um painel, chamado ‘Os Novos Desafios da Comunicação Transatlântica’, no qual o nosso diretor participa, ao lado de cinco dirigentes de jornais locais e da diáspora.

É com grande orgulho que participamos nesta iniciativa, que reitera a importância das comunidades emigrantes em Portugal. Por outro lado, no Canadá, os Açores assumem uma importância particular, tendo em conta que grande parte da comunidade luso-canadiana tem raízes açorianas. É por isso que, diária e semanalmente, destacamos os Açores no nosso canal de televisão e no nosso jornal impresso, procurando fazer justiça a esta ligação histórica que tanto enriquece a nossa comunidade e mitigar, precisamente, os muitos desafios da comunicação transatlântica.

Continuamos atentos ao que se passa nos Açores e em Portugal Continental, como poderá confirmar nas folhas deste jornal, mas nunca esquecemos o Canadá e os demais países do mundo. A pensar nisso, nesta edição damos também os pormenores sobre o pedido de adesão à NATO da Suécia e Finlândia e as repercussões dessa decisão no Canadá.

Falamos, neste contexto, de declarações recentes da ministra federal dos Negócios Estrangeiros, Mélanie Joly, que defende a entrada célere dos dois países, dizendo-se disposta a interceder junto da Turquia, país que levantou obstáculos às novas adesões à Aliança Atlântica.

Por outro lado, nesta edição do Correio da Manhã Canadá destacamos setores importantes para a nossa comunidade: a construção civil, a restauração e a hotelaria. Além de uma entrevista ao presidente do Carpenters’ District Council of Ontario, Mike Yorke, que nos falou sobre a greve de milhares de carpinteiros em Ontário, estivemos presentes na mais recente ‘RC Show’ em Toronto, a maior feira de restauração e hotelaria do país, cuja comunidade de língua portuguesa esteve muito bem representada no Pavilhão do Brasil e que contou também com a presença de empresas que atuam na comunidade luso-canadiana, como a Faema.

Boa leitura!