Orgulho no nosso legado

Correio da Manhã Canadá

Ser emigrante é difícil – esta é uma constatação nossa, enquanto representantes da comunidade luso-canadiana, mas também dos nossos leitores, que bem sabem o que é deixar quase tudo para trás em busca de uma vida melhor num país diferente.

É por isso que nos orgulhamos de contar, a cada semana, nestas páginas, as histórias de sucesso, de superação e de alegria da nossa comunidade, quer sejam emigrantes de primeira geração ou lusodescendentes, que carregam consigo o legado de ser português e de muito bem representarem Portugal no Canadá.

Nesta edição do Correio da Manhã Canadá, reiteramos o orgulho que temos no nosso legado, ao olharmos para as inúmeras iniciativas levadas a cabo no seio da comunidade luso-canadiana: de eventos lúdicos, a iniciativas religiosas, passando pela política, este jornal mostra de tudo isto um pouco.

É o caso das romarias quaresmais de São Miguel, que regressam este ano com a participação da comunidade luso-canadiana. Depois de dois anos canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus, a Associação dos Romeiros Emigrantes de São Miguel, em Toronto, acaba de informar que os Romeiros de Toronto já estão em organização para a Romaria de 2023. Um assunto que pode explorar melhor na página 3 deste jornal.

Importa ainda destacar a Noite de Gala Quebequente Montreal, que no passado dia 15 de outubro reuniu a comunidade em Laval. Uma noite animada, que fizemos questão de acompanhar, e que contou com as atuações de músicos portugueses bem conhecidos, incluindo Zé Amaro e a respetiva banda.

E porque estamos atentos a todas as esferas da sociedade, incluindo a política, trazemos nesta edição um artigo sobre dois luso-canadianos bem conhecidos em Brampton: Martin Medeiros e Paul Vicente, que estão entre os inúmeros candidatos na corrida eleitoral na cidade. Na página 8 desta edição, poderá ler sobre as conquistas da dupla de vereadores, bem como sobre os seus planos para o futuro.

Boa leitura!