

O presidente de Toronto, John Tory, disse que a cidade vai alocar uma verba adicional de 80 milhões de dólares para o Serviço de Transporte Público de Toronto (TTC), no seu orçamento para 2017.
Tory, que fez o anúncio na estação Broadview na segunda-feira, disse que o novo dinheiro significa que a cidade vai gastar mais na TTC do que havia feito na história do sistema de transporte público.
“A prioridade número um para os residentes de Toronto continua a ser a ajuda que podemos dar-lhes para se deslocarem mais facilmente na cidade”, afirmou Tory no início da hora de ponta da manhã.
Tory também quer assegurar-se que os passageiros saibam que o orçamento, que será votado pela Assembleia na quarta-feira, na verdade reforça o financiamento para o sistema de transporte público.
Segundo o diretor financeiro e de administração da TTC, Vincent Rodo, o montante é o “maior aumento de um ano” na história da TTC.
A TTC e o seu serviço Wheel-Trans terão um orçamento operacional de 1,95 mil milhões de dólares, se aprovado pela Assembleia Municipal.
De acordo com Tory, a verba anunciada significa que a agência pode financiar mais um milhão de viagens da Wheel-Trans, finalizar a implementação do sistema Presto, inaugurar a extensão do metro para a Universidade de York e continuar o trabalho de prolongamento da linha de metro até Scarborough.
Isso também significa ter em funcionamento 800 carruagens de metro, 200 elétricos e 1900 autocarros para transportar 544 milhões de passageiros neste ano, comprar 783 autocarros novos e melhorar o sistema de sinalização na Linha 1 para garantir que os comboios do metro nessa linha possam circular com uma maior frequência e menos paragens.
E isso significa continuar a abrir o metro mais cedo aos domingos e continuar a permitir que crianças de 12 anos e abaixo dessa idade viajem de graça na TTC.
O vereador de Toronto, Josh Colle, presidente da TTC, que acompanhou Tory à estação de Broadview, sublinhou que a nova verba financeira era uma boa notícia para os clientes “mais pacientes e leais” da TTC.
Fonte: CBC New