

O Ontário vai olhar para as implicações financeiras de compra de mais eletricidade a partir do Quebec, ao abrigo de um acordo que seria assinado na sexta-feira numa reunião conjunta em Quebec City.
A Canadian Press obteve uma cópia de um acordo entre as duas províncias de olhar para os custos de movimentar mais energia hidroelétrica de Quebec para o Ontário, que tem algumas das maiores taxas de energia elétrica no país.
O memorando de entendimento apela às duas províncias para “explorar as oportunidades para melhorar o comércio de eletricidade limpa, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e garantir a confiabilidade do sistema e acessibilidade.”
O Ontário já importa eletricidade a partir do Quebec, mas aumentar a quantidade de energia provavelmente irá exigir a construção de novas – e caras – linhas de transmissão.
Fontes do governo dizem que o Ontário não vai avançar com quaisquer novos acordos de eletricidade com Quebec, a menos que isso seja mais barato do que gerar a própria eletricidade.
O Ontário vai precisar da eletricidade extra para substituir a energia gerada pela fábrica nuclear de Darlington quando os seus reatores forem renovados.
Fonte: Canadian Press