Ontário tem data marcada para entrar na primeira fase do plano de reabertura

Foto: Doug Ford/Facebook
Foto: Doug Ford/Facebook

Uma notícia animadora para os residentes da província de Ontário. Foi anunciado hoje que a região vai passar para a Etapa 1 do plano de reabertura já no próximo dia 11 de junho. Os indicadores-chave da província levaram à decisão de antecipar o chamado ‘Roadmap to Reopen’, que estava previsto para começar a partir de 14 de junho.

Os ontarianos podem já ver uma luz mais forte ao fim do túnel em relação à pandemia na província. O dia 11 de junho foi o dia escolhido para o Governo Doug Ford avançar para a primeira etapa do novo plano provincial de resposta à pandemia, o ‘Roadmap to Reopen’. As autoridades de saúde provinciais viram melhorias nos indicadores-chaves e uma taxa de vacinação positiva, o que motivou a darem luz verde para seguirem para a Etapa Um.

Em comunicado à imprensa canadiana, Ford atribuiu os louros aos residentes e aos “enormes sacrifícios feitos por indivíduos, famílias e comunidades em Ontário”.

Para entrar em segurança na Etapa Um do ‘Roadmap to Reopen’, a província de Ontário precisava de ter vacinado 60% dos adultos com, pelo menos, uma dose durante duas, ou mais, semanas. A 6 de junho, mais de 70% da população com mais de 18 anos em Ontário já tinha recebido, pelo menos, uma dose da vacina.

A primeira etapa do plano provincial de reabertura tem como foco o retorno de mais atividades ao ar livre com grupos menores, onde o risco de transmissão é menor.

O Governo de Ontário alterou as condições da Etapa Um para permitir também serviços religiosos e de culto, e cerimónias internas, incluindo serviços de casamento e funeral, limitados a 15% da capacidade.

A Etapa Um permite encontros sociais e eventos públicos organizados ao ar livre com até 10 pessoas e refeições ao ar livre em esplanadas de restaurantes com até quatro pessoas por mesa, com exceções para famílias maiores.

O comércio a retalho essencial é permitido a 25% da capacidade, sem restrições sobre as mercadorias que podem ser vendidas e o comércio não-essencial é permitido a 15% da capacidade, igualmente sem restrições sobre os produtos que podem ser vendidos.

Aulas de fitness ao ar livre, personal training e treino desportivo individual e coletivo outdoor são permitidos com até 10 pessoas.

Já atrações ao ar livre, como zoológicos, locais históricos e jardins botânicos com capacidade podem operar a 15% da capacidade.

Espaços abertos para concertos, teatros e cinemas podem abrir com a finalidade de ensaios ou realização de concertos gravados ou transmitidos, eventos artísticos, apresentações teatrais ou outras atividades culturais com não mais de 10 artistas.

Segundo as autoridades de Ontário, cada fase do novo plano de reabertura será avaliada durante um período de 21 dias antes de passar para a fase seguinte.