

A Canadian Press sabe que o Ontário está a propor cobrar às empresas de engarrafamento de água um pouco mais de 500 dólares por milhão de litros, acima da atual taxa de apenas alguns dólares.
No ano passado, o protesto público ganhou força por causa da pequena taxa de 3,71 dólares que a província cobra atualmente por cada milhão de litros em todas as licenças de água.
Uma fonte do governo disse que uma proposta para aumentar a taxa para 503,71 dólares por milhão de litros para empresas de engarrafamento de água que exploram águas subterrâneas seria postada na manhã de quarta-feira no registo regulatório por um período obrigatório de 60 dias.
O governo ainda está a rever outros tipos de licenças de exploração de água, como as de uso industrial.
A cobrança atual de 3,71 dólares por milhão de litros de água soma-se a uma taxa de 750 dólares para exploração de água de baixo ou médio risco, ou 3000 dólares para aquelas consideradas de alto risco por causar um impacto ambiental adverso.
A província já propôs novas restrições para as empresas de água engarrafada que querem renovar as licenças e impôs uma moratória de dois anos sobre as licenças para novas ou alargamento de operações de água engarrafada, depois que a Nestlé comprou um poço que o município de Centre Wellington queria para a sua comunidade em desenvolvimento.
Fonte: Canadian Press