ONTÁRIO INTRODUZ LEGISLAÇÃO PARA REDUZIR AS FATURAS DE ELETRICIDADE POR 10 ANOS

THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick
THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick
THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick
THE CANADIAN PRESS/Sean Kilpatrick

Os residentes do Ontário verão reduções nas faturas de energia elétrica nos próximos 10 anos, mas depois pagarão custos mais altos nos próximos 20 anos, de acordo com a nova legislação introduzida na quinta-feira.

As faturas de eletricidade na província quase duplicaram na última década, e provocaram crescente ira entre os moradores do Ontário, levando a uma queda de popularidade da primeira-ministra Kathleen Wynne.

Dez semanas depois de anunciar um plano para reduzir as faturas de eletricidade, o governo liberal introduziu a sua legislação para reduzir as tarifas de uso, deduzir o custo dos programas de apoio rural e de baixo rendimento e lançar novos programas sociais.

As tarifas associadas ao tempo de uso estão a ser reduzidas ao eliminar das faturas uma parcela do ajuste global, uma cobrança que os consumidores pagam por tarifas acima do mercado para os produtores de energia.

Para os próximos 10 anos, uma nova entidade supervisionada pela Ontario Power Generation pagará essa diferença e assumirá a dívida para tal.

Então, o custo de pagar essa dívida – que o governo diz que será de aproximadamente 28 mil milhões de dólares – voltará a constar nas faturas dos contribuintes para os próximos 20 anos como um “Clean Energy Adjustment”.

A legislação também mantém os aumentos das tarifas indexados à taxa de inflação para os próximos quatro anos. Depois disso, deverão subir com mais rapidez, como ilustrado por um documento do gabinete Liberal que os Conservadores deram a conhecer na quinta-feira.

O documento mostra um aumento médio da fatura de 6,5 por cento, um ano depois das tarifas já não estarem indexadas à inflação, e de 10 por cento no ano seguinte – altura em que os consumidores começariam a pagar a dívida associada ao plano – havendo depois uma estabilização.

A partir de 2027 em diante, os consumidores de eletricidade do Ontário vão pagar cerca de 12% a mais do que fariam sem o plano do governo Liberal de reduzir os custos a curto prazo, de acordo com a projeção do documento governamental.

Mas essa foi apenas uma das muitas projeções, disse o ministro da Energia, Glenn Thibeault.

O plano energético de longo prazo do governo está previsto para ser atualizado nesta primavera, o que segundo Thibeault proporcionará uma visão mais precisa de como o plano hidroelétrico reduzirá as tarifas.

Fonte: Canadian Press