Ontário deu de caras com o tempo

Correio da Manhã Canadá

Que comecem as aulas!
“Esperem um minuto. Que nevão é este?” podia ser a pergunta de qualquer mãe ou pai. Já a ansiedade batia à porta dos mais pequenos. Terá sido assim desde que Stephen Lecce anunciou as medidas de combate à Covid-19 neste regresso às salas de aula. O tempo não quis saber. Não houve acordo com o Governo de Ontário, nem do Quebec, e ponto final. Algumas escolas não reabriram a 17 de janeiro como seria expectável. O nevão não deu tréguas, pelo menos no primeiro dia.

Se não é a Covid-19 a adiar, é o tempo a fazer das suas. O primeiro grande nevão do ano que quis dar um forte abanão às pretensões de muitos que já contavam com uma ida à escola. Vão ter de esperar mais um pouco para o próximo “sumário”.

Ainda no âmbito da pandemia, no Quebec, o negacionismo pode vir a doer no bolso. O premier François Legault quer tributar os cidadãos da sua província que se recusam a ser vacinados contra o novo coronavírus. A medida serve para proteger os cidadãos mais velhos. Uma situação delicada, mas altamente corajosa.

Convenhamos que, e já foi dito em editoriais passados, os estudos são claros. Os hospitais do mundo inteiro estão sobrelotados, os relatos críticos chegam-nos através da situação de pessoas que não foram vacinadas. Já fora por diversas vezes mencionado. Por que motivo continuar a rejeitar o óbvio e a aceitar as teorias da conspiração? Por sermos imprensa, nós defendemos sempre a liberdade, mas acima de tudo defendemos que a vida é o bem mais precioso de qualquer cidadão. É fundamental evitarmos atos negligentes para com o nosso próximo. Vacine-se, não custa nada!

Os Governos estão cá como um suporte crucial nesta fase. É necessário e tem sido uma constante. Vai poder ler, caro(a) leitor(a) o apoio imprescindível dado pelas autoridades de Ontário às pequenas empresas da província. Nina Tangri, ministra adjunta das Pequenas Empresas e Desburocratização abordou a situação das empresas portuguesas da restauração e da construção civil. Que tal dar uma olhadela?

Apoios também não faltaram na Igreja Novas de Alegria no centro de Toronto. A celebração do último domingo foi feita de forma a agradecer a reforma do auditório da Igreja. Mais uma reportagem para ter em conta nestes dias de frio. Muito frio.
Ontário e Quebec que o digam.