ONTÁRIO ARRECADA $1.83 MIL MILHÕES COM PRIMEIRA FASE DA IPO DA HYDRO ONE

hydroO governo do Ontário arrecadou um total de $1.83 mil milhões da venda de 15 por cento das ações da Hydro One, a empresa pública de transmissão de energia elétrica, noticiou a Canadian Press.
A província também ganhou cerca de $2.2 mil milhões a partir de um benefício ativo fiscal diferido e mais mil milhões de dólares de um dividendo especial e “payments-in-lieu” de impostos.
O dinheiro arrecadado na oferta pública inicial (IPO) e os outros pagamentos colocam o governo a meio caminho do seu objetivo de arrecadar $9 mil milhões ao privatizar 60 por cento da Hydro One.
Os Liberais preveem usar $5 mil milhões para pagar parte dos $8.3 mil milhões em dívida resultante da divisão da antiga Ontario Hydro em cinco empresas, enquanto que os restantes $4 mil milhões servirão para financiar projetos de transporte e infraestrutura.
O governo está a planear mais três ofertas de ações da Hydro One, mas insiste que vai manter o controle com 40 por cento das ações da empresa recém-privatizada, ao limitar os outros proprietários a um máximo de 10 por cento de ações.
A Hydro One detém a rede elétrica da província, com 29.000 quilómetros de linhas de transmissão, e também serve como a distribuidora de energia elétrica local para 1.3 milhões de clientes, principalmente nas zonas rurais e norte do Ontário.
A empresa emitiu um comunicado onde dizia que os subscritores da IPO exerceram a sua opção de comprar um valor adicional de 8.150.000 ações ordinárias ao preço de IPO de $20.50 por ação.
A venda das ações adicionais, a distribuição de lote suplementar, foi concluída na quinta-feira, e aumentou as receitas brutas da IPO num montante adicional de $167 milhões, resultando em receitas brutas totais de $1.83 mil milhões.
Fonte: Canadian Press